Notícias



18/04/2016 - Conhecimento sobre o uso eficiente de energia elÉtrica É levado a mais de 13 mil alunos em MT


Ensinar de maneira divertida a usar energia de maneira segura e eficiente. Assim tem sido os dias no Nossa Energia, que está percorrendo o Estado visitando escolas para levar conhecimento aos alunos e professores. Em 37 escolas atendidas em 2016 pelo projeto da Energisa Mato Grosso, mais de 13 mil alunos já puderam aprender mais sobre como economizar energia e 530 professores foram capacitados para multiplicar conhecimento sobre o tema.

“O projeto tem uma ótima aceitação. Em menos de quatro meses já passamos conhecimento para a quantidade de estudantes e professores que tínhamos planejado para o ano inteiro. A reação dos alunos ao aprender sobre um tema tão importante é surpreendente. Esse é o nosso futuro, e a reação deles nos mostra que estamos no caminho certo”, diz a gerente dos projetos de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso, Marjorie Teruel..

Nesta semana, dois dos três caminhões estão na estrada. Um deles está em Barra do Garças, onde visita até amanhã (19) a Escola Estadual Nossa Senhora da Guia, e no dia 20 a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes de Hora Moraes. O segundo caminhão está em Tangará da Serra, onde fica até o dia 19 na Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques, e do dia 20 a 26 na Escola Estadual Professor João Batista.

Lançado em agosto de 2015, o Nossa Energia teve investimentos de cerca de R$ 7,1 milhões e faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). Além disso, foi todo idealizado dentro da metodologia “Procel nas Escolas” usada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Doze municípios já foram visitados pelos caminhões este ano, com palestras sendo levadas a 37 escolas. Uma delas foi a Escola Municipal Sadao Watanabe, em Sinop. Luciane Gasparoto, professora da instituição de ensino, relatou que ficou muito feliz com o Nossa Energia ter ido até lá. “É muito difícil vir um projeto assim a uma escola municipal, por isso foi tão importante. A Energisa falou de forma simples como não sobre desperdício de energia. São lições importantes. Eles contarão para os filhos e para os netos sobre esta experiência”, disse.

O Nossa Energia possui três caminhões que percorrem o Estado. Os veículos possuem baús climatizados que abrem e se transformam em salas de aula/laboratório equipadas com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas. Os alunos também participam de experiências que tem o objetivo de orientar sobre os gastos de energia, como o comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED e o equipamento que demonstra como é a geração de energia eólica, fotovoltaica e hidráulica, entre outros.

Fonte: Aline Chagas Portela - assessorai Energisa Data: 18/04/2016 ás 19:34:01

Link completo